17/05/2018 – 13:32  —  Fonte: CFM

MÉDICOS ALERTAM SOBRE OS PERIGOS DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO

A utilização de fogos de artificio neste período do ano é muito comum por causa das festas juninas e de São João. O ano de 2018 ainda traz mais um cenário propício para a utilização dos artefatos, a Copa do Mundo. O show pirotécnico pode deixar as comemorações mais bonitas e divertidas, mas é preciso ter muito cuidado, pois o mau uso dos fogos pode trazer graves consequências à saúde, como surdez, queimaduras e até amputações.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos que os fogos de artifício podem causar, o Conselho Federal de Medicina - CFM, a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão - SBCM e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatogia - SBOT se uniram para lançar uma campanha em torno do assunto. A campanha tem o apoio do Ministério da Saúde - MS e da Associação Médica Brasileira - AMB.

Durante todo o mês de junho, as entidades vão divulgar informações em duas redes sociais, sites e publicações internas orientando as pessoas sobre a forma correta de utilização dos fogos e os principais cuidados e perigos que eles trazem. Além disso, algumas linhas da CPTM e Metrô de São Paulo vão exibir um vídeo instrutivo.

Em breve será divulgado um levantamento de dados sobre o volume de acidentes, e a campanha será divulgada de 15 de junho a 30 de julho. "Muitas vezes, as pessoas desconhecem os riscos que estão correndo ao acender este artefato e não se atentam às instruções de uso", afirma o presidente da SBCM, Milton Pignataro.

Entre as principais precauções é indicado ficar a uma distância mínima de 30 metros do local onde o artefato será disparado, certificar-se de que não há substâncias inflamáveis nas redondezas e ficar longe de redes elétricas.

Fonte: CFM