13/03/2019 – 14:18  —  Fonte: CFM

FÓRUM DISCUTIRÁ DESAFIOS E AVANÇOS NA SAÚDE SUPLEMENTAR

A construção de parcerias é solução para o sistema de saúde suplementar? Esta é a pergunta que norteará as discussões na segunda edição do Fórum da Comissão de Saúde Suplementar, que acontecerá em Brasília (DF) no próximo dia 27 de março. No evento, promovido pela Comissão de Saúde Suplementar (Comsu) do Conselho Federal de Medicina (CFM), médicos de todo o Brasil retomarão as discussões sobre os desafios e perspectivas de avanço na área.

Para Salomão Rodrigues, coordenador do Comsu, a Lei 13.003/2014, que instituiu regras de contratualização entre prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde, reduziu as diferenças existentes na correlação de forças do setor. No entanto, apesar do marco, a legislação depende das ações de todos os médicos para se consolidar e se alicerçar. "Precisamos defender permanentemente o equilíbrio e a harmonia entre os três pilares da saúde suplementar - pacientes, prestadores e operadoras. Só isso trará a necessária estabilidade do sistema, melhorando a qualidade dos serviços assistenciais", pondera.

Depois da abertura oficial do Fórum, um representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apresentará a conferência "Papel da ANS na Construção de Parcerias entre os Protagonistas do Sistema de Saúde Suplementar: Beneficiários, Prestadores e Operadoras". Ainda pela manhã, médicos e membros da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) apresentarão suas visões sobre a construção dessas parcerias.

No período da tarde, será a vez de os representantes do CFM, da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), da Unimed do Brasil e da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) apresentarem seu ponto de vista sobre o assunto. No centro das discussões estarão temas como custos assistenciais; inclusão de novas tecnologias; segurança contratual, ética, transparência e remuneração justa; entre outros. Para participar do encontro é necessário preencher um formulário de inscrição disponível no portal do CFM.

A CONSTRUÇÃO DE PARCERIAS É SOLUÇÃO PARA O SISTEMA DE SAÚDE SUPLEMENTAR?

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Data: 27 de março de 2019 (quarta-feira)

Local: Sede do Conselho Federal de Medicina, Brasília, DF

8h30 às 9h Credenciamento

9h às 9h15 Abertura

Carlos Vital Tavares Corrêa Lima - Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM)

Salomão Rodrigues Filho - Coordenador da Comissão de Saúde Suplementar do CFM

9h15 às 10h05 Conferência

O Papel da ANS na Construção de Parcerias entre os Protagonistas do Sistema de Saúde

Suplementar: Beneficiários, Prestadores e Operadoras

Presidente: João Batista Gomes Soares  (Conselheiro do CRM-MG) - Membro da Comissão de Saúde Suplementar do CFM

Conferencista: Leandro Fonseca da Silva - Diretor-Presidente Substituto da ANS

Debatedor: Donizetti Dimer Giamberrdino Filho - Membro da Comissão de Saúde Suplementar do CFM

10h05 às 12h 1ª Mesa Redonda

A Construção de Parcerias entre os Protagonistas do Sistema de Saúde Suplementar (Beneficiários, Prestadores e Operadoras) é Oportunidade ou Utopia?

Presidente: Celso Murad - Membro da Comissão de Saúde Suplementar do CFM

10h05 às 10h25 A Visão do Médico (Prestador)

Palestrante: Jeancarlo Fernandes Cavalcante -

Membro da Comissão de Saúde Suplementar do CFM

10h25 às 10h45 A Visão do Hospital (Prestador)

Palestrante: Luiz Aramicy Bezerra Pinto - Presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH)

10h45 às 11h05 - A Visão do Beneficiário (Financiador)

Palestrante: Emmanuel de Souza Lacerda - Gerente Executivo de Saúde e Segurança da CNI

11h05 às 11h25 A Visão da Operadora (Administrador)

Palestrante: Reinaldo Camargo Scheibe - Presidente da ABRAMGE

11h25 às 12h - Debates coordenados pelo Dr. Maurício Simões Correa

12h às 14h INTERVALO

14h às 17h -  2ª Mesa Redonda

Presidente: Wirlande Santos da Luz - Membro da Comissão de Saúde Suplementar do CFM

Para a construção de parcerias o que pensa cada um dos protagonistas do Sistema de
Saúde Suplementar sobre os seguintes pontos básicos:
1. Ações Básicas de Saúde reduzem custos assistenciais a médio e longo prazo?
Sua prática no Sistema de Saúde Suplementar é benéfica?
2. A rápida inclusão de novas tecnologias assistenciais e gerenciais proporciona
mais segurança e facilidade no diálogo entre operadora e prestador reduzindo
custos e conflitos?
3. Segurança contratual, ética, transparência e remuneração justa são premissas
para a construção de parcerias equilibradas?
4. Devemos vedar o funcionamento de cartões de descontos e de planos de
saúde populares que não são fiscalizados pela ANS?
5. Ser Operadora e concomitantemente Prestador é um duplo papel que traz
prejuízos para o Sistema de Saúde Suplementar? Porquê?
6. As Administradoras de Benefícios são intermediadoras que exercem o papel
de atravessadoras? Devem ser excluídas do Sistema?
7. Encontros periódicos e sistemáticos entre entidades nacionais de
representação dos Beneficiários, das Operadoras e dos Prestadores poderão
uniformizar boas práticas e gerar mais harmonia entre os setores?
8. Parcerias verdadeiras podem reduzir custos operacionais e custos
assistenciais?

14h às 14h20 - A Visão do Beneficiário

Palestrante: Maria Inês Dolci - Vice-Presidente da Proteste