05/07/2017 – 14:20  —  Fonte: DIÁRIO DO COMÉRCIO

Santa Casa BH terá faculdade de medicina

Maior hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital e um dos mais importantes do Brasil, a Santa Casa de Belo Horizonte (SCBH) se prepara para oferecer toda a expertise desenvolvida em 118 anos de história para a formação de novos profissionais da medicina. A forma encontrada para isso é a abertura da Faculdade de Medicina da Santa Casa de Belo Horizonte.

O projeto tem o apoio da Fundação Dom Cabral (FDC) na elaboração do plano de negócios e do Hospital Israelita Albert Einstein, na elaboração e condução do projeto de gestão do corpo clínico.

De acordo com o provedor do Grupo Santa Casa BH, Saulo Levindo Coelho, a iniciativa está ancorada na estrutura e capacitação do Complexo Hospitalar da Santa Casa. A instituição, gerida pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP/SCBH), tem no portfólio de programas no campo da educação: mestrado e doutorado em medicina e biomedicina; o primeiro programa no Brasil de mestrado profissional de educação em diabetes; um dos maiores programas do País em residências médicas que forma cerca de 600 médicos por ano; programas de internato médico para em torno de 800 acadêmicos de medicina por ano; programas de iniciação científica em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e 20 pesquisadores em dedicação exclusiva para pesquisa de ponta. No campo da prática secundária, a SCBH conta com o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e, na terciária, os hospitais Santa Casa e São Lucas.

"Duas grandes faculdades de medicina nasceram dentro da Santa Casa: a Faculdade de Medicina, que foi federalizada e se tornou a Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a Ciências Médicas, hoje gerida pela Fundação Lucas Machado. Hoje, somos o maior hospital-escola do Estado e temos as condições ideais para abrir a nossa faculdade", explica Coelho.

O espaço de 9 mil metros para a futura escola já está reservado no CEM, no bairro Santa Efigênia, na região Leste, e o projeto arquitetônico encomendado. O investimento estimado para a abertura da primeira turma, já em 2019, é de R$ 5 milhões e para o funcionamento completo da faculdade em R$ 20 milhões escalonados durante os próximos anos.

"Como já temos o prédio pronto o investimento ficou bem reduzido. Os recursos virão do próprio IEP, que é superavitário e de parceiros da iniciativa privada. Nenhum valor sairá do apertado orçamento da Santa Casa. Ao contrário, o superávit vindo futuramente da faculdade poderá ser revertido para o hospital", salienta o provedor da SCBH.

O lançamento do projeto será no dia 11 de julho, no Espaço Institucional da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), no hipercentro.

Rua dos Timbiras, 1200, Funcionários