01/12/2017 – 13:18  —  Fonte: PORTAL G1

MEC autoriza curso de medicina em Poços de Caldas

Campus da PUC Minas na cidade terá 50 vagas no curso, que já abre inscrições com a nota do Enem no dia 1º de dezembro.

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de vagas para o curso de medicina no campus de Poços de Caldas (MG) da PUC Minas. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira (29/11). A universidade anunciou que as inscrições para as primeiras 50 vagas já estarão abertas na sexta-feira (1º).

A decisão do MEC sobre o curso na PUC em Poços de Caldas vem dias depois do anúncio do Governo Federal que suspendeu a abertura de novos cursos de medicina no país pelos próximos cinco anos. O processo da universidade no Sul de Minas estava entre os editais que continuavam em andamento.

O processo de implantação do curso de medicina em Poços de Caldas começou em 2014. Depois, a PUC Minas chegou a anunciar o início das aulas para o primeiro semestre de 2016, mas a instituição foi atingida por uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de suspender a criação de mais de 2 mil vagas em cursos de medicina no Brasil. Desde então, a PUC tenta aprovar o processo para iniciar as aulas.

Agora, segundo a PUC Minas, a aprovação aconteceu dentro do programa 'Mais Médicos' por meio de editais. Entre os critérios exigidos para a implantação de novos cursos foram considerados itens como o projeto pedagógico e a parceria com a prefeitura no uso de unidades de saúde.

A seleção dos estudantes para as primeiras vagas será feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos de 2013 a 2016. As inscrições vão até o dia 11 e o resultado dos aprovados sai até o dia 15 de dezembro. As aulas começam cinco dias depois, no dia 20.

Das 50 vagas, cinco serão dedicadas a bolsas integrais para candidatos que possuam renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio e que atenda a outros requisitos socioeconômicos.

Outras 50 vagas serão abertas no primeiro semestre de 2018 para contemplar também os estudantes que fizeram as provas do Enem em 2017. O valor da inscrição é R$ 65 e os estudantes devem se cadastrar pelo site da PUC.

Medicina no Sul de Minas

Na última semana, o reitor na Universidade Federal de Alfenas (Unifal) afirmou que o projeto para implantação do curso de medicina no campus de Varginha está em andamento, mas deve demorar para ser implantado.

"Esse curso de medicina em Varginha foi criado pelo Conselho Universitário em 2015, mas desde aquele momento a gente sabia que uma coisa é a criação pelo conselho e outra é a implementação, o que é mais complicado porque depende de recursos para a contratação de professores, de servidores técnicos. E recursos financeiros para edificações, materiais, etc.", explicou Paulo Márcio de Faria e Silva.

Em relação ao caso da Unifal, o MEC informou que, diferente de Poços de Caldas, o projeto de Varginha estava apenas em fase inicial e, por isso, a abertura deve ser adiada. A Unifal oferece o curso de medicina no campus de Alfenas (MG). Na cidade, a Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) também tem o curso.

Além das duas, o Sul de Minas conta com cursos de medicina na Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), em Pouso Alegre (MG), na Faculdade de Medicina de Itajubá e no campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Passos (MG).

Rua dos Timbiras, 1200, Funcionários