ADDX - Idéias + Resultados
Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais
Menu de acesso rápido:
Onde você está
Mídia | Jornal do CRMMG | Jornal ON-LINE

Saúde na Imprensa


01/06/2018 – 14:28  —  Fonte: O TEMPO

Cortes vão agravar situação do SUS


BRASÍLIA

 Representantes de entidades na área da saúde criticaram o anúncio de novos cortes em recursos do SUS e de outros setores como forma de compensar o subsídio ao diesel. As medidas também geraram críticas de indústrias afetadas pelas mudanças. Ao todo, foram cortados R$ 179 milhões em recursos do orçamento da saúde, a maior parte destinada às chamadas ações de fortalecimento do SUS, áreas que visam à melhoria da estrutura e da qualidade dos serviços.

governo diz que o corte afeta apenas verbas já bloqueadas no Orçamento. O setor, no entanto, ainda tinha expectativa de que os recursos fossem descontingenciá-dos. Para Gastão Wagner, professor da Unicamp e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o cenário de redução de recursos ao SUS indica uma política gravíssima e irresponsável. "O SUS já passa por dificuldades imensas, com retração de investimentos. A crise dos Estados e municípios tem repercutido no SUS, com fechamento de leitos e unidades básicas. Cortar recursos implica mortes que poderiam ser evitadas", diz.

Outra atividade que teve redução nos recursos foi a Força Nacional do SUS, que atua em apoio a municípios em situações de emergências em saúde. Para Mário Scheffer, professor de medicina da USP, a medida pode trazer impactos no combate a epidemias.

Notícia adicionada por: Edson Braz
Visualizações: 73


Rua dos Timbiras, 1200, Boa Viagem
Belo Horizonte/MG — 30140–064
Horário de atendimento: 09:00h às 18:00h
Geral: (31) 3248–7700
Fax: (31) 3248–7701
FALE CONOSCO
Delegacias Regionais: