08/08/2018 – 12:42  —  Fonte: PORTAL G1

Médicos paralisam atividades em Hospital de Ituiutaba

Pelo menos 60% do corpo clínico do hospital está paralisado. Estado confirma atraso em repasse e Prefeitura se posicionou.

Alguns atendimentos do Hospital São José, em Ituiutaba, foram suspensos na manhã desta terça-feira (7) por tempo indeterminado. A informação foi repassada pela direção do hospital na noite desta segunda-feira (6) e 60% do corpo clínico do hospital está paralisado.

Segundo informou a assessoria de imprensa do hospital, a unidade acumula dívidas que chegam a R$ 7 milhões. Atualmente, o Hospital São José tem para receber mais de R$ 2 milhões de repasses do Estado que não foram feitos. Sobre o assunto, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Prefeitura se posicionaram por meio de nota.

As áreas afetadas foram a de anestesiologia, cirurgia geral, pediatria e neonatologia, ginecologia e obstetrícia. O hospital atende as cidades de Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Santa Vitória, Centralina e Campina Verde.

Inclusive, em maio deste ano, a diretoria do hospital pediu ajuda à Câmara de Vereadores devido à crise econômica enfrentada pela instituição. Na época, foi feita uma notificação para o Conselho Regional de Medicina para tentar buscar uma solução em relação aos problemas enfrentados.

O hospital informou que os médicos da unidade estão com salários atrasados. Em junho deste ano foi feito um comunicado por meio de uma carta de notificação assinada por médicos do hospital que anunciava um possível cancelamento com a unidade a partir de agosto.

A notificação enviada pela direção informa ainda que o hospital tem um déficit mensal de aproximadamente R$ 300 mil. E que, apesar de não haver atrasos em repasse da Prefeitura, os contratos com o Município não são reajustados há aproximadamente três anos.

A assessoria do hospital informou ainda que estão em negociação com o corpo clínico, o Gestor do SUS em Ituiutaba, Prefeitura de Ituiutaba e municípios da microrregião de Ituiutaba, buscando soluções para que a população não fique prejudicada.

A produção do MGTV entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que informou que o hospital São José, do, faz parte do elenco de instituição contemplados pelo Programa Pro-hosp incentivo e, na competência 2016, recebeu o montante de R$ 876.174,35, em 2017, foi repassado o valor total de R$ 876.174,36 e que se encontra pendente a 1ª parcela do quadrimestre de 2018, no valor total de R$ 255.550,86.

Sobre os pagamentos pendentes, a SES- MG informou que as competências de maio de 2017 a julho de 2018, no valor de R$ 562.500,00 aguardam disponibilidade financeira para serem efetuados.

A assessoria da Prefeitura Municipal de Ituiutaba informou que a atual administração tem dedicado especial atenção à área da saúde. No caso do Hospital São José, não há qualquer dívida pendente. Todos os compromissos assumidos foram cumpridos conforme contratos vigentes.