15/05/2019 – 13:27  —  Fonte: SECRETARIA DE SAÚDE MG

Vacinação contra a Gripe ainda não atingiu a meta em Minas

Mineiros que não se vacinaram devem procurar os postos de saúde até 31 de maio. Minas Gerais ainda precisa vacinar cerca de 2,3 milhões de pessoas do total do público elegível para atingir a meta de 90% na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A cobertura vacinal no estado está em 64,85%, ou seja, 3.682.815 doses foram aplicadas. Crianças e gestantes, historicamente, são os públicos que menos procuram a vacina. Entre esses grupos, a cobertura atual é de 60%.

Segundo a coordenadora Estadual de Imunizações, Josianne Dias Gusmão, a vacina é segura e tem se mostrado eficaz na redução de internações, complicações e óbitos causados pelo vírus da Influenza. "A vacinação é fundamental como estratégia de prevenção contra a gripe. E mesmo quem se vacinou no ano passado, deve se vacinar neste ano. Isso porque o vírus Influenza muda constantemente e requer uma reformulação da vacina a cada ano. Ou seja, as vacinas que foram distribuídas na campanha de 2018 não são as mesmas de 2019", disse. No estado, cerca de 4 mil postos de vacinação estão à disposição da população.

A estudante de pedagogia Mônica Cardoso não tem dúvidas sobre os benefícios que a vacina trouxe para a saúde do seu filho, Leandro Alves, 4 anos. "Assim que começa a campanha, eu levo o Leandro ao posto para vacinar. Como ele tem asma, a vacina evita crises respiratórias intensas. Noto que além de ficarem mais brandas, essas crises de asma ficam mais esparsas, melhorando muito a saúde dele", disse Mônica.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a vacina e sobre a gripe. Para esclarecer as dúvidas mais comuns, clique aqui.

Em sua 21ª edição, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ampliou a vacina paracrianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Além das crianças, fazem parte do público da campanha adultos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independemente da idade, conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Segundo Josianne, a SES-MG tem orientado as Unidades Regionais de Saúde a repassarem aos seus municípios sugestões de estratégias para atingir a meta de vacinação. "Para que o maior número de pessoas dos grupos elegíveis seja vacinado, o município poderá realizar a avaliação das coberturas vacinais por grupo elegível, além de analisar as doses distribuídas e aplicadas. Com base nessas informações, é possível fazer uma busca ativa, casa a casa, de faltosos para receber a vacina. Isso é muito importante, pois é capaz de identificar aqueles que não tiveram acesso à campanha por falta de tempo ou de informações adequadas sobre a vacina", disse.

Cenário epidemiológico

Em Minas Gerais, até o dia 08/05, foram notificados 828 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Do total de casos notificados com amostras já processadas, 33 foram confirmados como SRAG causados pelo vírus da Influenza (gripe) e 73 casos como SRAG por outros vírus respiratórios. Dos 33 casos de SRAG causados pela Influenza, 31 foram de Influenza A/(HINI)pdm09, 1 por Influenza A (H3N2) e 1 por Influenza B. Já em relação às mortes, até o momento, foram notificados 73 óbitos por SRAG. Desses, 5 apresentaram associação a vírus respiratórios, sendo que um (1) foi ocasionado pelo influenza A (H1N1)pdm09, no município de Belo Horizonte. Os outros quatro (4) foram associados a outros vírus respiratórios e foram registrados em Belo Horizonte (2), Unaí (1) e Governador Valadares (1).

Conheça em detalhes a situação epidemiológica da gripe em Minas, acessando o boletim.

Por Juliana Gutierrez