09/09/2019 – 13:16  —  Fonte: SECRETARIA DE SAÚDE MG

Hemominas promove campanha Força Tarefa Grupo O

Objetivo é reforçar estoques do sangue tipo O em baixa

Atualizado em 09 de Setembro de 2019 , 10:54

A Fundação Hemominas doadores voluntários de sangue, especialmente os do grupo O - negativo e positivo -, a participarem da campanha Força Tarefa Grupo O, que começa na próxima semana, abrangendo o período de 9 a 14 de setembro.

A iniciativa de concentrar a doação desse grupo sanguíneo no período proposto deve-se ao fato de que os estoques do sangue tipo O negativo da rede Hemominas registram nesta sexta-feira, 6, mais de 50% de queda. Assim, é fundamental que os doadores desse grupo compareçam às unidades em todas as regiões do estado, uma vez que as bolsas de sangue tipo O são as mais utilizadas nas urgências e emergências hospitalares. A normalização dos estoques é condição essencial para que a Hemominas possa manter o número estratégico de bolsas de sangue necessário ao atendimento da demanda de pacientes.

Durante a campanha, o atendimento preferencial será direcionado aos doadores tipo O negativo e positivo, devido à urgência do quadro. A Fundação solicita a compreensão dos demais doadores (tipos A (+/-), B (+/-) e AB (+/-), igualmente importantes, quanto a qualquer transtorno no atendimento que possa advir dessa iniciativa.