07/02/2020 – 17:54  —  Fonte: Ministério da Saúde

Brasil capacita Países para Diagnóstico do Coronavírus

Brasil capacita nove países para diagnóstico do novo Coronavírus

A vasta experiência brasileira no diagnóstico laboratorial de doenças transmissíveis pela rede pública de saúde é reconhecida internacionalmente. Por isso, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizaram, ontem e hoje, capacitação técnica de representantes de nove países das Américas do Sul e Central para o diagnóstico laboratorial do novo Coronavírus. O treinamento foi realizado a pedido da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) como uma ação de cooperação entre os países latino-americanos.

A iniciativa teve como objetivo compartilhar experiências, fortalecer as capacidades de diagnósticos nacionais e regionais e garantir que os países participantes estejam preparados para responder à emergência sanitária com os mesmos protocolos de análise recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e já implementados no Brasil. Atualmente, são considerados laboratórios de referência nacional para diagnóstico do novo Coronavírus, o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo da Fiocruz, no Rio de Janeiro, o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.

De acordo com o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, a capacitação realizada é estratégica. "O Coronavírus é um problema de saúde pública mundial e esta ação demonstra a capacidade do Brasil de contribuir com a sociedade global no enfrentamento deste desafio. O Ministério da Saúde também trabalha para ampliar a vigilância laboratorial, ampliando a capacidade dos laboratórios centrais e dos laboratórios de referência na resolução, identificação, diagnóstico e desenvolvimento de pesquisas", comentou.

Os países que participaram da ação são: Colômbia, Uruguai, Argentina, Panamá, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru. O treinamento foi conduzido pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, que já atua junto ao Ministério da Saúde e a OMS, há mais de 60 anos, como referência para diagnóstico de vírus respiratórios

Notícia adicionada por: Maisa Pinheiro