23/03/2020 – 14:22  —  Fonte: SECRETARIA DE SAÚDE MG

Informe Epidemiológico coronavírus 22/03/2020

22 de Março de 2020 , 15:10

Até o momento, foram notificados 7.273 casos de infecção humana pelo COVID-19, em 12 municípios de Minas Gerais. Destes casos, 7.190 estão em investigação como suspeitos e oitenta e três (83) casos foram confirmados.

Foram notificados casos nos seguintes municípios:

Belo Horizonte; Coronel Fabriciano; Divinópolis; Ipatinga; Juiz de Fora; Mariana; Nova Lima; Patrocínio; Poços de Caldas; Sete Lagoas; Uberaba e Uberlândia.

Acesse o boletim informativo: Clique aqui!

Informamos que devido a inconsistências no sistema oficial de informação - FormSUSRedCap, foi divulgada em 21/03/2020 a ocorrência de um caso confirmado no município de São João Del Rei. No entanto, todos os casos notificados de residentes deste município permanecem em investigação como casos suspeitos até a data de hoje, 22/03/2020.

As informações epidemiológicas de 24 dos 83 casos confirmados permanecem em investigação e devido a isso, o perfil epidemiológico detalhado será apresentado no próximo Informe Epidemiológico coronavírus em 23/03/2020.

O Ministério da Saúde declarou, na última sexta-feira (20/03), o reconhecimento da transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19) em todo o território nacional.

Terminologias:

TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA
Incapacidade de relacionar casos confirmados por meio de cadeias de transmissão para um grande número de casos OU pelo aumento de testes positivos através de amostras sentinela (testes sistemáticos de rotina de amostras respiratórias de laboratórios estabelecidos).

CASO IMPORTADO
Caso importado- Infecção ocorreu fora do município de residência.

TRANSMISSÃO LOCAL
A identificação do caso suspeito ou confirmado em que a fonte de infecção seja conhecida ou até a 4ª geração de transmissão.

Fonte: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

Por assessoria de imprensa da Secretária de Saúde de Minas Gerais.