Destaques Administrativos

1º Curso de Ética Médica para Estudante de Medicina

1º Curso de Ética Médica para Estudantes de Medicina

Confira as fotos: aqui.

O Conselho Regional de Medicina (CRM-MG), em parceria com a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), promoveu no sábado, 11 de novembro, o 1º Curso de Ética Médica para Estudantes de Medicina. O evento, que contou com a participação de cerca de 350 estudantes de medicina, foi realizado no auditório Oromar Moreira, na sede da AMMG.

A mesa diretora do evento foi composta pelo presidente do CRM-MG, conselheiro Fábio Augusto de Castro Guerra; pelo secretário geral do Conselho Federal de Medicina (CFM) Henrique Batista e Silva; pelo secretário geral da AMMG, Gabriel de Almeida Silva Júnior;  pela 1ª Secretaria do CRM-MG, Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos e pelo presidente da Comissão  de Integração com Faculdades de Medicina e Residências Médicas, conselheiro Victor Hugo de Melo. O conselheiro Victor e a conselheira Cibele Alves de Carvalho, coordenadora do Departamento de Comunicação, foram os responsáveis pela coordenação e organização do evento.

O presidente Fábio Augusto de Castro Guerra ressaltou a importância do evento: "Quando discutimos ética, discutimos humanismo, relações pessoais. É importante que o estudante saiba aliar o conhecimento científico com a parte humana da medicina", disse o presidente.  "O debate da ética médica é extremamente importante para o exercício qualificado da profissão", declarou o secretário geral do CFM. O conselheiro Victor Hugo lembrou que o curso vai ampliar as ações do CRM-MG com as Faculdades de Medicina do nosso estado.  "O CRM-MG, além de ser um órgão fiscalizador e judicante, tem uma imensa preocupação com a educação continuada de todos os profissionais médicos e dos futuros colegas". Para a conselheira Cibele Carvalho, cursos de ética médica, como os oferecidos pelo Conselho, são de importância fundamental. "A ética médica deve ser ensinada desde o primeiro ano do curso. Isso, com certeza, vai contribuir para o bom desempenho durante toda a  vida profissional", disse a coordenadora do Departamento de Comunicação do CRM-MG..

Durante o evento, os conselheiros do CRM-MG ministraram aulas com temas variados (confira as apresentações abaixo). O curso de 8h poderá pontuar para o Processo de Seleção Unificada (PSU) para residência médica da Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (Aremg), com 0,3 pontos.

Rua dos Timbiras, 1200, Funcionários