A Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, tem o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade dos cidadãos brasileiros, por meio da normatização do uso dos dados pessoais.
O sigilo é um dos pilares da relação médico-paciente, com respaldo na Constituição Federal e no Código de Ética Médica. Nessa relação a restrição à divulgação de dados é a regra. Na relação médico-paciente-operadoras de planos de saúde, tanto os médicos quanto as operadoras podem responder juridicamente em caso de divulgação de informações sem o consentimento do paciente.
Nessa situação, como fica o sigilo médico? O paciente poderá suprimir informações pessoais sensíveis? As normas deverão ser relaxadas? Estes e outros temas relevantes para o exercício da medicina serão discutidos na próxima live do CRM.
Participam do evento os conselheiros do CRM-MG Fabiana Prado dos Santos Nogueira e Flávio Mendonça Andrade da Silva, a advogada Maria Cláudia Couri de Freitas, especializada em LGPD e proteção de dados e professora convidada da Fundação Dom Cabral em LGPD e Murilo Santos, graduado em Sistemas de Informação e Processos Gerenciais e expert em TI no segmento saúde.
Inscrições gratuitas. Clique aqui para fazer sua inscrição.
07 de dezembro – 19h30
Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Recesso nos dias 18 e 21/4
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para o CRM Day
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para os cursos da Educação Médica Continuada de maio
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica