NOTA AOS MÉDICOS E À SOCIEDADE
CRM CONTRA FECHAMENTO DO HOSPITAL GALBA VELLOSO
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) vem a público manifestar grande preocupação com o fechamento do atendimento psiquiátrico do Hospital Galba Velloso (HGV), da Rede Fhemig. O hospital, desde 1961, é referência no atendimento de pacientes com doenças mentais, especialmente com a incidência delas no momento atual de pandemia e de seus impactos negativos.
A justificativa apresentada para o fechamento do atendimento psiquiátrico da unidade foi o revocacionamento do Galba Velloso, devido à necessidade de direcionamento dos atendimentos dos casos suspeitos de COVID-19 para as unidades referenciadas, e norteado pelo Plano de Capacidade Plena Hospitalar (PCPH) em urgência de pandemia.
Essa justificativa, entretanto, não se sustenta, tendo em vista que o hospital possui capacidade operacional para 119 pacientes internados e 130 leitos registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O hospital é referência no SUS-MG em tratamento médico psiquiátrico especializado – com equipe multiprofissional qualificada e diferenciada – sob regime hospitalar de quadros clínicos psiquiátricos agudos e graves para a população de todos os municípios do Estado, particularmente a população economicamente mais carente e necessitada.
Nesse sentido, o CRM-MG vem a público protestar quanto à manutenção do fechamento do Hospital Galba Velloso e demonstrar sua inquietude com relação ao retrocesso na qualidade do atendimento à saúde mental da população, encaminhando esta manifestação ao Ministério Público e Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, e às Comissões de Saúde da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais
Belo Horizonte, 19 de novembro de 2020.
Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Recesso nos dias 18 e 21/4
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para o CRM Day
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para os cursos da Educação Médica Continuada de maio
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica