Minas Gerais e o Brasil enfrentam hoje o momento mais grave da pandemia de COVID-19. A vacinação, no menor espaço de tempo, é o meio mais seguro para se evitar a contaminação, mas até o momento apenas 4,5% da população brasileira recebeu pelo menos uma dose do imunizante.
Para conter a contaminação é fundamental que a população redobre a atenção na adoção dos cuidados conhecidos para contenção do vírus: distanciamento social, higienização constante das mãos, uso de máscara facial e proteção de olhos e mucosas.
O CRM-MG apela à população para que adote os cuidados recomendados para prevenção da doença e pede aos médicos que reforcem com seus pacientes a importância desses cuidados, inclusive após todos serem vacinados. A vacina diminui os riscos de contaminação e de complicações, mas somente as medidas de proteção podem minimizar o grave risco de colapso na assistência à saúde.
Nem todos os médicos receberam a vacina; os médicos que estão na linha de frente estão exaustos e aqueles que estão prestando atendimento ambulatorial e em consultórios estão expostos diuturnamente à contaminação pelo coronavírus, levando à exigência da vacinação imediata de todos os médicos.
Belo Horizonte, 15 de março de 2021.
Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Recesso nos dias 18 e 21/4
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para o CRM Day
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para os cursos da Educação Médica Continuada de maio
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica