NOTA OFICIAL AOS MÉDICOS
Telemedicina: CRM-MG repudia baixa remuneração
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG), no uso das prerrogativas que lhe são conferidas pela legislação, e em obediência ao Princípio Fundamental III, do Código de Ética Médica, que preconiza que o médico deve ser remunerado de forma justa, vem manifestar o veemente repúdio às iniciativas de algumas operadoras de planos de saúde de remunerar a teleconsulta com valores inferiores aos habitualmente praticados nas consultas presenciais, em absoluto confronto com a legislação vigente, recentemente promulgada – Lei 13.989, de 15 de abril de 2020 -, que estabelece em seu art. 5º:
Art. 5º- A prestação de serviço de telemedicina seguirá os padrões normativos e éticos usuais do atendimento presencial, inclusive em relação à contraprestação financeira pelo serviço prestado, não cabendo ao poder público custear ou pagar por tais atividades quando não for exclusivamente serviço prestado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesse sentido, a plenária do CRM-MG, reunida em 24 de abril de 2020, decidiu conclamar todas as entidades médicas para se manifestarem publicamente no sentido de assegurar a digna e justa remuneração aos médicos, que vêm exercendo um papel de destaque no enfrentamento desta pandemia da COVID-19, fato reconhecido publicamente por toda a população brasileira.
É inadmissível que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) se omita nesta época da pandemia em disciplinar a questão e é inaceitável que as operadoras de planos de saúde não reconheçam o trabalho dos médicos e, acintosamente, ofereçam valores vis para a remuneração do nosso trabalho. Em tempos de pandemia não há que se falar em distinção entre a consulta a distância e a consulta presencial.
Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais
Belo Horizonte, 24 de abril de 2020.
Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Curso de Ética Médica: Inscrições abertas
Comunicados do CRM-MG
Cobertura: I Fórum de Publicidade Médica do CRM-MG
Comunicados do CRM-MG
Mudança de endereço da Delegacia Regional de Uberaba
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica