O diagnóstico nosológico e a prescrição de aparelhos auditivos são atos médicos, não podendo ser realizados por fonoaudiólogos. Este é o resumo de decisão recente do desembargador Nery Júnior, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em resposta à ação proposta pela empresa Direito de Ouvir Amplifon Brasil. A companhia queria que todos seus fonoaudiólogos pudessem realizar diagnósticos de doenças e prescrever aparelhos de correção auditiva.
Após elencar artigos da Lei nº 12.842/13 (Lei do Ato Médico) e decisões recentes da Justiça, o magistrado desconsiderou a alegação, feita pela empresa, de que diagnóstico nosológico e prescrição de aparelho auditivo não seriam atividades exclusivas do profissional médico. Na avaliação do desembargador, a legislação deixa claro que essas ações são privativas de quem exerce a medicina. Conheça AQUI O TEOR DA SENTENÇA.
Ao negar a liminar solicitada pela empresa, o desembargador Nery Junior afirmou que a concessão do pedido “importaria autorizar que profissionais que não são médicos façam o diagnóstico da doença e prescrevam o tratamento, quando tradicionalmente, tal atividade é realizada pelos médicos otorrinolaringologistas”.
Na ação, a empresa também questionava o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Na sua decisão, o juiz afirmou que o CFFa informou, nos autos, não ter autorizado a prática pretendida pela empresa, sendo que a Resolução CFFa nº 546/2019 expressamente exige do fonoaudiólogo que atue após receber solicitação médica e a avaliação audiológica completa. ACESSE A ÍNTEGRA DA DECISÃO.
Fonte: CFM
Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Recesso nos dias 18 e 21/4
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para o CRM Day
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para os cursos da Educação Médica Continuada de maio
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica