Iniciativa propõe ações educativas sobre o uso equilibrado das tecnologias e a proteção da saúde mental de crianças e adolescentes
Irritabilidade, alterações do sono, problemas de autoimagem, isolamento social e redução da capacidade de concentração são apenas algumas das possíveis consequências da hiperconectividade e do uso excessivo de telas ema crianças e adolescentes. Em um cenário em que 93% dos jovens entre 9 e 17 anos acessam a internet todos os dias (pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025) o CRM-MG lança a campanha Juventude Segura, que incentiva o uso equilibrado da tecnologia e estimula o diálogo entre famílias, escolas e profissionais de saúde na proteção da saúde mental e emocional das novas gerações.
No último dia 23 de outubro, a inciativa foi apresentada oficialmente a representantes de instituições públicas e privadas, em evento realizado na sede do Conselho, em Belo Horizonte. Conduzida pela diretora de Comunicação, conselheira Janaína Maciel, a apresentação detalhou os objetivos e o formato da campanha, que prevê ações educativas e preventivas voltadas a famílias, escolas e profissionais de saúde.


“Mais do que uma ação de comunicação, a Juventude Segura é um projeto de mobilização social que envolve diferentes setores com o propósito de proteger a juventude e fortalecer a saúde mental de quem está crescendo em um mundo hiper conectado. Nós queremos que medidas preventivas sejam tomadas, mas também que essas medidas se tornem cultura, para que daqui para frente as crianças e adolescentes possam crescer em um mundo com o uso equilibrado e consciente das telas”, apresenta a diretora, ao defender que é missão do CRM-MG alertar para os riscos e propor caminhos para uma vida mais equilibrada.
O encontro contou ainda com palestra do Dr. Marco Antônio Chaves Gomes, representante da Sociedade Brasileira de Pediatria, que abordou os efeitos do uso precoce das telas, o aumento de sintomas de ansiedade e distúrbios do sono, e a importância do acompanhamento adulto no cotidiano digital das crianças.
Participaram do evento representantes da Academia Mineira de Medicina, Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (SINMED-MG), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Regional de Psicologia, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Civil de Minas Gerais, Policia Militar de Minas Gerais, Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (SINMED-MG), Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Mineira de Oftalmologia, Sociedade Mineira de Pediatria, Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Unimed-BH.
“Vivemos em um mondo cada vez mais conectado, a internet e as redes sociais oferecem oportunidades valiosas de aprendizado, expressão e convivência, mas também trazem desafios que afetam de forma especial as nossas crianças e adolescentes e a campanha Juventude Segura surge exatamente para responder a esse cenário”, pondera a conselheira federal por Minas Gerais, Cibele Alves de Carvalho.
A realidade vale mais
Idealizada pelo conselheiro Hermann Von Tiesenhausen, com apoio do presidente do CRM-MG, Ricardo Hernane L.G Oliveira, a campanha Juventude Segura terá duração de um ano, com atividades planejadas entre outubro de 2025 e setembro de 2026. O projeto busca promover a educação digital e o equilíbrio entre o mundo on-line e o real, por meio de materiais informativos, formações rápidas para educadores e mobilizações sociais.
“A nossa campanha quer reforçar hábitos digitais saudáveis em crianças e adolescentes. A muito tempo existia a preocupação e nós começamos a organizar a campanha nesse sentido a partir do momento em que começaram a aparecer muitos casos de violência e saúde mental envolvendo o uso indiscriminado da internet pela juventude”, explica o conselheiro.
As ações incluirão cartilhas educativas, vídeos curtos, podcasts com especialistas, materiais pedagógicos digitais e eventos presenciais. Todas as iniciativas terão como eixo central a prevenção e a orientação, estimulando hábitos digitais mais saudáveis e fortalecendo o diálogo entre gerações.
Apoio
O CRM-MG acredita que o enfrentamento dos desafios da vida digital exige a participação ativa de toda a sociedade. A campanha propõe a construção de uma rede de colaboração entre o Conselho e instituições parceiras, unindo esforços para proteger o desenvolvimento das novas gerações.
“Todos os médicos sabem da nossa parceria com o CRM-MG, é um prazer está no lançamento dessa campanha. Estamos vivendo uma fase de grandes problemas com o uso excessivo de internet, redes sociais e telas. Essa campanha é de maior importância e estamos de braços abertos”, defendeu o desembargador Alexandre Quintino, coordenador do Comitê de Saúde do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Após o lançamento, o CRM-MG está em diálogo com as entidades que participaram do lançamento para finalizar o cronograma das ações conjuntas. Entre as atividades previstas estão o lançamento de cartilhas, séries de vídeos, programas de podcast e eventos presenciais, consolidando uma agenda contínua de mobilização em defesa da juventude mineira.
“A gente entende que, como outras ferramentas, a internet pode ser bem utilizada se nossas crianças e adolescentes forem ensinados a utilizarem de forma adequada. Que essa campanha seja um potencial e que crie uma campanha de letramento digital, para que as nossas crianças e adolescentes possam explorar a internet ao seu favor de uma forma segura”, disse a Vice-Presidente da Sociedade Mineira de Pediatria, Gabriela Araújo Costa.
















Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
CRM-MG reúne instituições para o lançamento da campanha Juventude Segura
Comunicados do CRM-MG
Médicos recebem Comenda Honra à Ética em cerimônia de homenagem do CRM-MG
Comunicados do CRM-MG
Participe da palestra “Cuidando de quem cuida” com a médica Ana Claudia Quintana Arantes
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica