CFM garante tramitação segura de documentos digitais
O Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) desenvolveram o projeto Prescrição Eletrônica, que viabiliza o trâmite de documentos digitais seguros, tais como prescrições e atestados médicos, conforme exigido na Lei 13.989/2020, que regulamenta o uso da Telemedicina durante a pandemia de Covid-19.
A iniciativa beneficia os médicos, que podem “baixar” modelos de prescrição e atestados médicos, preencher e assinar digitalmente a prescrição com a indicação de tratamento para o paciente, sem necessidade do documento em meio físico para os pacientes, que podem receber as prescrições diretamente no celular, e ter o documento validado, via plataforma, diretamente no balcão da farmácia.
Para ter acesso ao “Prescrição Eletrônica” o médico deve utilizar sua assinatura eletrônica, por meio de certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Para obtê-la o médico deve escolher uma das 17 Autoridades Certificadoras (AC) credenciadas à ICP-Brasil, como o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Caixa Econômica Federal ou a Receita Federal, por exemplo. As políticas de comercialização são próprias de cada empresa. A AC informará o valor do certificado, as formas de pagamento, os equipamentos necessários e a documentação obrigatória para emissão. O Conselho busca alternativas para viabilizar a todos os médicos a certificação digital a baixo custo.
Clique aqui para acessar as informações completas sobre o projeto de Prescrição Eletrônica.
Clique aqui para saber mais sobre a Assinatura Digital (Certificação Digital).
Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Aviso de manutenção programada
Comunicados do CRM-MG
Confira como foi a primeira edição do CRM Day
Comunicados do CRM-MG
Codame lança perfil no Instagram sobre publicidade médica
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica