Nota oficial aos médicos
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG), preocupado com as dúvidas quanto a indicação ou não do uso preventivo ou terapêutico de medicamentos para tratamento da COVID-19, esclarece que, atualmente, não há evidências científicas para indicação dos fármacos – hidroxicloriquina, cloroquina e ivermectina – associados ou não ao uso de corticosteroides, antibióticos (azitromicina) e vitaminas, dentre outros – na prevenção ou tratamento da COVID-19.
O CRM-MG defende a autonomia do médico, que pode prescrever ou não quaisquer desses medicamentos, devendo preconizar os demais cuidados protetivos (isolamento social, higiene rigorosa e uso de máscaras). O médico que optar por prescrever tais medicamentos deverá elaborar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), detalhado, compreendido e assinado pelo paciente. A conduta do médico deve ser anotada no prontuário, seja ela de prescrição ou não.
A prescrição ou não de tais medicamentos, neste momento de pandemia, não caracteriza infração ética por parte dos médicos. O Conselho ressalta aqui a importância da boa relação médico-paciente.
Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais
Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Aviso de manutenção programada
Comunicados do CRM-MG
Confira como foi a primeira edição do CRM Day
Comunicados do CRM-MG
Codame lança perfil no Instagram sobre publicidade médica
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica