Estabelecimentos que possuem corpo clínico superior a 30 médicos devem possuir Comissão de Ética Médica e Diretoria Clínica.
1º Passo: Designação de comissão eleitoral
- O Diretor Clínico designará Comissão eleitoral para organizar, dirigir e supervisionar todo o processo eleitoral;
- Os integrantes da comissão eleitoral e membros de cargos diretivos da instituição não podem ser candidatos à Comissão de Ética Médica;
- Os candidatos à DC/CEM não podem integrar a comissão eleitoral.
2º Passo: Publicação de Edital e Candidatura das Chapas
- A candidatura deve ocorrer por meio de chapa, não podendo ser realizada de forma individual;
- Comissão eleitoral convocará a eleição, por intermédio de edital (modelo abaixo), publicado pelo menos 30 dias antes da eleição;
- Poderão ser realizadas Assembleias Virtuais do Corpo Clínico para escolha da Diretoria Clínica e Comissão de Ética Médica, desde que comprovadamente estejam garantidas as fases do pleito com a plena participação dos médicos da instituição, constar a informação acerca da realização da Assembleia Virtual no edital e observados os demais critérios estabelecidos na Recomendação CRMMG nº 001/2020 (veja abaixo o link para acesso);
- As chapas de Diretoria Clínica e Comissão de Ética Médica devem se inscrever pelo menos 15 dias antes da eleição;
- No momento de inscrição das chapas, todos os integrantes devem apresentar declaração de aquiescência (modelo abaixo), certidão de quitação e certidão de antecedentes éticos (veja abaixo os links para acesso);
- As chapas inscritas deverão ser divulgadas pelo menos uma semana antes da eleição.
3º Passo: Eleição
- A eleição deverá ocorrer pelo menos 30 dias após a publicação do edital;
- É vedada eleição por aclamação. O processo eleitoral deve ser realizado por meio do voto secreto e direto;
- Mantenha o corpo clínico atualizado junto ao CRMMG. Todos os candidatos e votantes devem integrar o corpo clínico;
- No dia da eleição deverá ser lavrada ata e assinada a lista de votantes (modelos abaixo);
- Preencher o Requerimento de Homologação (modelo abaixo).
4º Passo: Homologação da Eleição
- Encaminhar ao CRMMG toda a documentação referente a eleição para apreciação e homologação.
Os documentos abaixo deverão ser enviados pelos Correios para o endereço da sede ou protocolado presencialmente na sede ou em uma das regionais do CRMMG.
modelos e documentos
- Cópia do edital de convocação da eleição
- Recomendação CRM-MG Nº 001/2020 – como realizar as assembleias virtuais
- Declaração de aquiescência dos médicos candidatos
Atenção: A Declaração assinada deve ser entregue no ato de inscrição das chapas
- Certidão de quitação dos médicos candidatos
Atenção: A certidão deve ser entregue no ato de inscrição das chapas
- Certidão de Antecedentes Éticos dos médicos candidatos
Atenção: A certidão deve ser entregue no ato de inscrição das chapas
- Cópia da Ata de Eleição de Diretoria Clínica/Comissão de Ética Médica
- Cópia da lista de presença dos médicos votantes
- Requerimento de Homologação.
Para consultar as Resoluções CFM Nº 2147/2016 e 2152/2016 e Resolução Plenária CRMMG 317/2009 clique aqui