A Justiça Federal, em tutela provisória de urgência, determinou que o Conselho Municipal de Saúde (CMS/BH) exclua de qualquer veículo de divulgação em que tenha sido publicada a nota de sua autoria “Por que não queremos o CRM na gestão do SUS?”, bem como seja cessada sua veiculação por qualquer meio.
A nota emitida pelo CMS/BH é fundamentada no seu posicionamento contrário ao do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) com relação à qualidade da assistência nos Cersams (Centros de Referência em Saúde Mental de Belo Horizonte. Nas fiscalizações realizadas pelo CRM foram identificadas irregularidades que colocam em risco a segurança do paciente e o exercício da medicina de forma ética e técnica.
O outro motivo da emissão da nota do CMS/BH é a indicação de ex-conselheira do CRM-MG para o cargo de secretária municipal de saúde de Belo Horizonte.
Para o Juiz Federal Guilherme Mendonça Doehler “não compete a órgão público, (…) adotar posturas direcionadas à defesa de posicionamentos que se contraponham na seara técnica (…)” e também “não constitui função de órgão público endossar ou rejeitar, publicamente, por meio de nota, a indicação de servidor público para o exercício de cargo de confiança, como feito em relação à manifestação de repúdio à indicação da secretária de saúde de Belo Horizonte”.
Guilherme Doehler considerou ainda que o CMS/BH “incorreu, a um só tempo, em desvio de sua finalidade precípua e inobservância de preceitos constitucionais que direcionam o seu procedimento.”
Importa destacar que o CRM-MG é forte defensor do SUS, balizador do sistema de saúde, e do direito que toda a população brasileira tem ao acesso universal do sistema público de saúde.
Para ler o documento na íntegra clique aqui.
Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para os cursos da Educação Médica Continuada de fevereiro
Comunicados do CRM-MG
Receita Saúde: uso obrigatório já começou!
Comunicados do CRM-MG
Entenda as regras para o pagamento da anuidade de pessoa física com desconto
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica