As crianças e adolescentes brasileiros são diariamente vítimas de diferentes formas de violência. Mídias digitais, que as expõem a crimes como pedofilia; agressões físicas e psicológicas em casa e na escola, que deveriam ser locais seguros, mas podem tornar-se ambientes de risco; falta de qualificação na assistência atenção básica à saúde.


Dados recentemente apresentados pela representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para Crianças e Conflitos Armados, Virgínia Gamba, revelam que ataques a escolas e hospitais aumentaram 112% em 2022 em todo o mundo.


O Brasil sofreu 12 ataques a creches e escolas nos últimos 12 anos, desde a tragédia ocorrida na Escola Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em 2011, que deixou 12 crianças mortas. Este número foi encorpado pela tragédia ocorrida na terça-feira, 10 de outubro de 2023, na Escola Dom Bosco, em Poços de Caldas, em que um adolescente de 14 anos foi morto, dois outros estão em estado crítico, e uma quarta ferida superficialmente. Um evento ocorrido justamente na data em que se comemora o Dia Internacional da Saúde Mental. Hoje, quando se comemora o Dia das Crianças, o CRM-MG reforça a necessidade da classe médica estar cada vez mais atenta a comportamentos incomuns de crianças e adolescentes e seus responsáveis e/ou familiares no dia a dia do consultório e hospitais, identificando condutas atípicas. O que pode contribuir determinantemente para a prevenção e redução da violência contra esses pacientes. Muitos episódios trágicos têm como agressores pessoas que sofreram bullying ou outras manifestações de violência doméstica, física e psicológica durante a vida. Muitas delas ocorridas em ambiente escolar e familiar.


A cessação dessa violência só se dará com investimentos efetivos em políticas públicas e privadas de segurança, educação, saúde, com o envolvimento de multiprofissionais. Os nossos governantes devem destinar especial atenção às crianças e adolescentes alunos de creches e escolas.
O CRM-MG planeja iniciar em breve uma grande campanha de prevenção à violência contra crianças e adolescentes.