
Pós-graduados não podem divulgar-se como especialistas por terem cursado pós-graduação na área. Essa foi a decisão do Juiz Federal Daniel Carneiro Machado, da 12ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte, Seção Judiciária de Minas Gerais, em ação impetrada contra o Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Na ação, os autores argumentaram que concluíram um curso sobre a especialidade de neurologia, mas não podem divulgar seu trabalho como especialistas na área, pois não possuem o Registro de Qualificação de Especialidade (RQE). Para o magistrado “Não é possível o desempenho da medicina sob o epíteto de “especialista”, quando não apresentado, para registro no respectivo Conselho, de certificado de conclusão do curso de especialista, residência na área médica mencionada, o que encontra respaldo na Lei 3.268/1957”. O juiz frisou que a exigência estabelecida encontra-se embasada na Lei 3.268/1957, recepcionada pela Constituição Federal, que atribui ao Conselho Federal de Medicina a função de julgar e disciplinar a classe médica. Essa lei vincula o exercício da medicina em seus ramos ou especialidades ao prévio registro dos títulos, diplomas, certificados ou cartas no MEC e à inscrição no conselho profissional.
O médico torna-se especialista ao concluir a residência médica reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNMR) e/ou obter o título após aprovação na prova de título das Sociedades de Especialidades Médicas que compõem a Associação Médica Brasileira (AMB). E somente pode anunciar-se como tal após o registro do título de especialista no CRM.
Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para vagas do Curso de Ética Médica em Ouro Preto!
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para vagas do Curso de Ética Médica em Ponte Nova!
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para vagas do Curso de Ética Médica em Pouso Alegre!
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica