O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG), juntamente com a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed/MG), vem a público manifestar seu repúdio com relação à abertura de 5.700 vagas em cursos de Medicina, anunciadas pelo Governo Federal, transformando o Brasil no país com maior número de cursos médicos.

O Brasil não precisa de mais médicos. Precisa de profissionais bem formados em cursos de Medicina com campos de estágio adequados no SUS. Os preceptores devem ser médicos capacitados, com vínculos empregatícios e remuneração digna, conforme previsão legal. É necessário, ainda, estabelecer políticas públicas que favoreçam a atração e a fixação do médico em áreas remotas e de difícil provimento de profissionais.

No cenário atual, deparamo-nos com um sistema de saúde sucateado, com precárias condições de trabalho, e mais de 60% dos cursos de medicina privados existentes não contemplam determinações que garantem a boa formação do futuro profissional.

As entidades médicas mineiras continuarão alertas e atuantes junto aos órgãos competentes, em defesa intransigente da Medicina e das prerrogativas do médico, em prol de uma assistência à saúde acessível, ética e com qualidade para a população.

Belo Horizonte, 09 de outubro de 2023.