As Entidades Médicas de Minas Gerais, Academia Mineira de Medicina (AMM), Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (SINMED-MG), e o Sindicato de Médicos de Juiz de Fora e Zona da Mata, repudiam a agressão sofrida por uma médica durante atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Furtado de Menezes, em Juiz de Fora, no dia 25 de junho. A profissional foi covardemente agredida por uma paciente, sendo hospitalizada após o ocorrido.
Este é mais um episódio da crescente onda de violência contra médicos no ambiente de trabalho, realidade que compromete a segurança dos profissionais e a qualidade da assistência prestada à população. Na data de hoje (27 de junho) foi verificado pelo Departamento de Fiscalização do CRM-MG que a Unidade está fechada por determinação da prefeitura.
Dentro das suas esferas de competência, as entidades estão unidas atuando na valorização da prática médica com ética, qualidade e proteção do paciente, fiscalização, defesa de condições de trabalho justas e na assessoria jurídica para o encaminhamento correto e imediato das ações.
A violência contra médico é inaceitável e precisa ser enfrentada com responsabilidade e prioridade. A recente aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 6.749/2016, que prevê o aumento das penas para crimes cometidos contra médicos e outros profissionais de saúde, representa um passo importante na proteção e valorização destas categorias.
As entidades cobram das autoridades competentes que sejam tomadas medidas efetivas de responsabilização, combate e prevenção à violência contra o médico.
Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para o Programa de Educação Médica Continuada de Agosto
Comunicados do CRM-MG
Justiça Federal nega registro de especialista a médico com pós-graduação Lato Sensu
Comunicados do CRM-MG
Mudança de endereço da Delegacia Regional de Juiz de Fora
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica