Nos últimos dias, uma ocorrência em Poços de Caldas trouxe à tona um problema crescente e recorrente de extrema preocupação para as Entidades Médicas de Minas Gerais: violência contra profissionais médicos em seu local de trabalho. Muitas vezes como ferramenta de autopromoção ou espetáculo midiático, essas ações expõem profissionais de saúde e pacientes, desrespeitam a legislação e não contribuem para a solução dos reais desafios da saúde pública.
Durante a madrugada do dia 11 de junho, em uma unidade de Pronto Atendimento do município, uma médica foi vítima de violência ao ter seu local de trabalho invadido durante o plantão e ser exposta nas redes sociais. A desvalorização dos profissionais e da medicina ética compromete diretamente a assistência prestada à população.
As Entidades Médicas — Academia Mineira de Medicina (AMM), Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) e Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (SINMED-MG) — repudiam com veemência qualquer forma de assédio, constrangimento ou violência física contra médicos e demais profissionais de saúde, em especial no exercício de suas funções.
Dentro das suas esferas de competência, as entidades estão unidas atuando na valorização da prática médica com ética, qualidade e proteção do paciente, fiscalização, defesa de relações de trabalho justas e na assessoria jurídica para o encaminhamento correto e imediato das ações.
A violência contra médicos é inaceitável e precisa ser enfrentada com seriedade. Nesse sentido, a recente aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 6.749/2016, que prevê o aumento das penas para crimes cometidos contra esses profissionais, representa um passo importante na proteção e valorização da categoria.
A espetacularização de episódios isolados não pode se sobrepor ao diálogo responsável e à busca por soluções estruturais que beneficiem tanto os profissionais quanto a população.
Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Curso de Ética em Uberlândia
Comunicados do CRM-MG
Portabilidade das linhas telefônicas nesta terça poderá gerar instabilidade temporária no atendimento telefônico
Comunicados do CRM-MG
Entidades médicas repudiam agressão contra médica em Juiz de Fora
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica