O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais faz parte da iniciativa que ressalta a importância do respeito à diversidade e da não discriminação e preconceito em todas as relações. Campanha de comunicação e ações educacionais também marcam esse movimento conjunto

No dia 07 de maio (terça-feira), às 19h, médicos de todo o Estado de Minas Gerais poderão assistir ao evento “Diversidade e Respeito”, a ser transmitido no canal da Unimed-BH no YouTube. O encontro marca o lançamento de um movimento organizado pela Unimed-BH com o apoio do Conselho Regional de Medicina (CRM-MG), da Associação Médica (AMMG), do Sindicato dos Médicos (Sinmed), da Federação Unimed Minas e da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom).

O objetivo é, por meio de uma ampla campanha de comunicação e ações educacionais, sensibilizar a sociedade médica sobre a importância do respeito nas mais diversas relações – seja entre colegas e na relação médico-paciente. Independentemente de qualquer situação e de quem é a vítima não há espaço para nenhum tipo de preconceito, discriminação ou assédio. 

Todo o trabalho realizado levou em consideração o que está previsto no Código de Ética Médica e na Declaração dos Direitos Humanos, dentre eles destacamos a Resolução do CFM 2.217/2018.


 

“Como cooperativa, temos como princípios a intercooperação, a promoção da educação e do conhecimento, bem como o interesse pela comunidade. Acredito e tenho sempre reforçado que o trabalho médico é um importante motor de transformação social. Este projeto tangibiliza, na prática, o que nos propomos ser como cooperativa de trabalho médico, entendendo também o nosso papel fundamental como formadores de opinião. Estaremos, junto com as entidades médicas, cooperando e ao mesmo tempo prestando um serviço para a comunidade médica e a sociedade em geral”, afirma o Diretor-Presidente da Unimed-BH, Frederico Peret.

Durante o evento será realizado oficialmente o lançamento da campanha de comunicação que contou com a participação de médicos para tratar questões como racismo, etarismo, homofobia, capacitismo (preconceito contra pessoas com deficiência) e preconceito contra a mulher.

Dois convidados irão debater e contribuir com o tema: os palestrantes Marcelo Altona, médico especializado em Geriatria e Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, e a Cris Kerr, consultora e especialista em diversidade, além de professora da Fundação Dom Cabral. 

Confira o perfil dos palestrantes:

ANOTE NA AGENDA:

Evento “Diversidade e Respeito”

:: Data: 07 de maio, às 19h

:: Evento com transmissão pelo canal da Unimed-H no YouTube – https://www.youtube.com/@unimedbh/streams