Cibele Alves de Carvalho, presidente do CRM-MG, se manifestou ontem, 30 de março, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que investiga os fura-filas da vacinação contra a COVID-19 no Estado.
A presidente do Conselho afirmou que nem todos os trabalhadores da linha de frente no atendimento a pacientes com Covid-19 foram vacinados em Minas Gerais, e que a pior situação em imunização é a de Belo Horizonte. Por reiteradas vezes destacou a falta de clareza na definição de procedimentos para a vacinação.
A falta de coordenação geral para a imunização e as dificuldades para que o órgão obtenha informações sobre o cenário atual também foram apontados por Cibele Carvalho, que frisou que há em Belo Horizonte pouco mais de 20 mil médicos, dos quais apenas 60% foram vacinados até o último sábado.
Durante seu depoimento Cibele Carvalho ainda disse ter levado ao conhecimento do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) toda a situação de atrasos e de falta de transparência quanto a datas e prioridades na vacinação, tendo relatado ao MPMG o fato de que médicos afastados por idade de risco ou comorbidades não puderam voltar ao trabalho, mesmo num cenário de grande demanda por atendimento, porque não tinham ainda recebido a vacina em 19 de fevereiro, quando teria havido a vacinação de servidores administrativos da SES.
A presidente afirmou que “apesar de todos falarem que seguem o Plano Nacional de Vacinação (PNI), a gente vê uma certa diferença na prioridade dada aos trabalhadores de saúde entre os municípios mineiros”, e concluiu “Não há uma fala única. A situação é muito grave, e se não nos unirmos e tivermos uma linha de conduta, com certeza teremos muito mais mortes do que teríamos”, insistiu a médica, para quem União, Estado e municípios não estão atuando de forma padronizada, provocando confusão e desentendimentos acerca de procedimentos e priorizações.
Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para os cursos da Educação Médica Continuada de fevereiro
Comunicados do CRM-MG
Receita Saúde: uso obrigatório já começou!
Comunicados do CRM-MG
Entenda as regras para o pagamento da anuidade de pessoa física com desconto
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica