O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou o processo seletivo para o Programa Doutoral em Bioética, resultado de convênio com a Universidade do Porto (FMUP). O curso tem a duração de três anos, com atividades presenciais em Brasília e Porto (Portugal), além de aulas remotas por meio de videoconferência. Para obter o diploma de doutor, é necessário cumprir requisitos acadêmicos, publicar artigos, elaborar e defender tese, e atender às normas da instituição. São oferecidas 20 vagas, com 5% reservadas a pessoas com deficiência (PcD).

As inscrições podem ser feitas por candidatos com diploma de Medicina reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), residentes no Brasil, mediante envio de documentos até 19 de fevereiro de 2026. O processo inclui avaliação de monografia e análise do currículo Lattes, com resultados publicados no site do CFM.

Os candidatos aprovados devem arcar com despesas de matrícula, mensalidades, transporte, hospedagem e alimentação, sendo responsabilidade deles o reconhecimento do diploma no Brasil após a conclusão. O edital, que pode ser acessado neste link, também destaca as condições para inscrição, avaliação, classificação e critérios de desempate, além de regras para desistências e desclassificações, e orienta sobre dúvidas administrativas.