Na noite do dia 16 de dezembro, Minas Gerais testemunhou um marco histórico para a medicina. Foi oficialmente lançado o Conselho Superior das Entidades Médicas de Minas Gerais (COSEMMG), uma iniciativa pioneira que uniu esforços do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRMMG), da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), da Academia Mineira de Medicina (AMM) e do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG). O evento ocorreu na sede da AMMG, em Belo Horizonte, e simbolizou a concretização de um sonho antigo: a criação de um órgão consultivo focado em fortalecer a boa medicina e promover a excelência no atendimento à população. 

O COSEMMG nasce com o objetivo de ser uma plataforma para a centralização de consultas e debates sobre temas de relevância para a medicina. Para o presidente do CRM-MG, Ricardo Hernane, o novo Conselho representa a oficialização de uma parceria de longa data. “ Estamos aqui na consolidação de um sonho, dando um passo para a união e o fortalecimento dos nossos trabalhos. A presença de todos aqui reflete que compartilham o mesmo sonho do que nós quatro [presidentes das entidades]. Essa construção já tem muitos anos, coube a nós concretizá-lo. Agora, caminhamos lado a lado, junto, porque todo queremos o mesmo:uma boa medicina, com a prática de bons médicos, segura para nós, para nossos familiares e para a sociedade”, destacou. 

Independência das entidades 

A estrutura do Conselho permite que cada entidade mantenha sua autonomia, mas, ao mesmo tempo, favorece uma atuação colegiada e assertiva. Fábio Guerra, presidente da AMMG, enfatizou esse aspecto durante seu discurso. “O modelo do COSEMMG respeita as individualidades de cada entidade e soma forças para aquilo que realmente importa. Essa iniciativa demonstra nossa capacidade de fazer a medicina evoluir, mantendo seus valores fundamentais”, pontuou. 

A Academia Mineira de Medicina, com sua tradição e expertise, também teve papel central na criação do COSEMMG. Para José Carlos Serufo, presidente da AMM, o Conselho será essencial para consolidar consensos. “Nossa participação é primordial. A experiência da Academia, aliada à das demais entidades, permitirá construir orientações robustas e coerentes para a classe médica”, afirmou. 

Outro ponto de destaque é o fortalecimento do diálogo entre as entidades médicas mineiras, algo ressaltado por Jordani Campos Machado, presidente do Sinmed-MG. “O COSEMMG reforça nossa parceria e nosso compromisso em defender uma medicina ética e alinhada com a realidade de trabalho dos médicos em Minas Gerais. É mais um passo para ações concretas e eficazes em prol da nossa categoria”, explicou. 

Inspiração para outros estados e novos médicos 

Mais do que um marco regional, a criação do COSEMMG representa um exemplo para todo o país.  “O Conselho Federal sempre celebrou a união das entidades médicas, então que o COSEMMG sirva de inspiração para que a gente se fortaleça cada vez mais em prol da boa medicina, mas principalmente, da melhoria contínua da saúde para a população brasileira, também na medicina privada, mas principalmente no nosso Sistema Único de Saúde”, reflete a representante do Conselho Federal de Medicina (CFM), Cibele Alves de Carvalho.  

Minas Gerais é apenas o terceiro estado no país a concretizar a união de entidades médicas históricas e respeitadas em torno de objetivos comuns, demonstrando que é possível superar desafios e construir iniciativas que fortaleçam, tanto a classe médica, quanto o atendimento à saúde da população. Este modelo de articulação pode servir de inspiração para outras regiões, destacando a importância do trabalho conjunto em prol do bem-estar coletivo. 

Cerimônia 

O evento de lançamento foi marcado por momentos solenes, como a assinatura do regimento interno do COSEMMG pelos presidentes das entidades fundadoras, além de homenagens a nomes de destaque na medicina mineira. Ao final, um coquetel celebrou esse importante marco. 

Com a criação do COSEMMG, Minas Gerais se posiciona como referência nacional na articulação de entidades médicas, mostrando que a união e o diálogo são os melhores caminhos para promover avanços na área da saúde. O sonho de ontem torna-se a realidade de hoje, impulsionando um futuro mais promissor para a medicina e para os pacientes.