No cenário do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, realizado nos dias 14 e 15 de setembro, na cidade de Belo Horizonte (MG), um importante compromisso foi selado entre as lideranças do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) de todo o país. No evento, que contou com o apoio do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), médicos e gestores da saúde se uniram para discutir os desafios e oportunidades do exercício da medicina no século XXI.

ACESSE A CARTA AQUI

A Carta de Belo Horizonte foi aprovada na plenária final do evento por aclamação. O presidente do CFM, José Hiran Gallo, agradeceu a todos pela participação e ressaltou o valor dos compromissos assumidos pelos dirigentes das entidades médicas.

“Os debates realizados trouxeram à tona direções promissoras para a atuação dos conselhos de medicina. Tenho plena confiança de que podemos unir esforços em prol de um objetivo compartilhado: contribuir ativamente para que o Brasil possua um sistema de saúde e prática médica condizentes com as necessidades e expectativas de sua população”, disse Gallo.

No texto, lido pela presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), Ivana Menezes Melo, os participantes do II ENCM 2023, que reuniu quase 150 conselheiros federais e regionais do sistema CFM/CRMs, destacaram a importância de atuar em conjunto com os gestores públicos e privados e tomadores de decisão.