Em reunião realizada hoje, 27 de outubro, com o Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Romeu Zema, e com o Secretário de Estado de Saúde, Dr. Fábio Baccheretti, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) manifestou sua preocupação com a falta de qualidade na assistência psiquiátrica em Minas Gerais, e com o crescente número de médicos formados no exterior que querem atuar no Brasil sem a devida revalidação do Diploma.
Na reunião a Presidente do CRM, Dra. Cibele Alves de Carvalho, e o Primeiro Secretário da instituição, Dr. Hermann Alexandre V. von Tiesenhausen, destacaram a necessidade do aumento do número de leitos para portadores de transtornos mentais em surto, que necessitam internação, especialmente em face do fechamento do Hospital Galba Velloso. O CRM-MG defendeu ainda que a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) tenha o olhar atento aos Centros de Referência em Saúde Mental (Cersams) sob sua responsabilidade.
O Conselho também reforçou sua posição com relação à exigência de aplicação do Revalida aos médicos formados no exterior, como garantia da assistência médica qualificada à população. No entendimento do CRM, a assistência à população que vive nos rincões do País ou do nosso Estado não será resolvida com a vinda de médicos formados no exterior, mas com a oferta de estrutura e de qualidade assistencial para que o médico – devidamente registrado no CRM – sinta-se seguro para atuar. Para o Conselho a carreira de médico do Estado é uma das soluções plausíveis para a fixação de médicos nas regiões mais afastadas e carentes de assistência.
As reivindicações do CRM-MG foram bem recebidas pelo Governador e pelo Secretário de Saúde, que se comprometeram a estudar as questões para resolução das demandas, inclusive com fluxo para atendimento dos pacientes com transtorno mental .
Belo Horizonte, 27 de outubro de 2021.
Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para os cursos da Educação Médica Continuada de fevereiro
Comunicados do CRM-MG
Receita Saúde: uso obrigatório já começou!
Comunicados do CRM-MG
Entenda as regras para o pagamento da anuidade de pessoa física com desconto
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica