Evento Luso-brasileiro e Ibero-americano organizado pelo Conselho Federal de Medicina receberá grandes nomes do Brasil, Portugal e Espanha

Belo Horizonte (MG) será palco do IV Encontro Luso-Brasileiro de Bioética e do I Encontro Ibero-Americano de Bioética do Conselho Federal de Medicina (CFM). Com o tema “Futuro pós-pandemia’, ao longo dos dias 8 e 9 de junho, um conjunto de especialistas do Brasil, Portugal e Espanha debaterão temas relacionados aos desafios da ética global, dos direitos fundamentais, do estado social e da conduta médica.

“Estamos preparando um evento de alto nível, trazendo temas e especialistas internacionais para debater o momento atual e os caminhos da medicina no período pós-pandemia”, informa o coordenador do evento e presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo.

Os encontros terão formato exclusivamente presencial, em Belo Horizonte (MG). A entrada é livre e aberta para todos os profissionais da saúde, mediante preen­­chimento do formulário de inscrição disponível no site do CFM. Para ver a programação completa e fazer sua inscrição clique aqui.

Debates

A programação oficial dos eventos traz duas conferências e quatro mesas redondas, com expositores reconhecidos no Brasil e no exterior. Nas mesas redondas, serão abordados os seguintes temas: bioética e contemporaneidade; práticas, vivências e ensinamentos que salvam vidas; desafios da assistência à saúde no Brasil; e tomada de decisão em situações clínicas especiais. A primeira conferência será sobre ética global para o mundo pós-pandemia, ministrada pelo professor catedrático e diretor do Programa Doutoral em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Doutor Rui Nunes. Já a conferência de encerramento, o luto do fim solitário “Requiem aeternam sem velório”, será de responsabilidade do Doutor Aníbal Gil Lopes, da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e membro da Câmara Técnica de Bioética do CFM.

O IV Encontro Luso-Brasileiro de Bioética e o I Encontro Ibero-Americano de Bioética do Conselho Federal de Medicina são frutos de parceria entre o CFM, a Universidade do Porto e o CRM-MG.