CRM-MG defende o SUS e não quer volta de manicômios

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) tem sido alvo de frequentes ataques infundados, que acusam a instituição de defender a volta dos manicômios e de atuar contra o Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disso vem a público esclarecer:

• O CRM-MG jamais defendeu a volta dos manicômios. O Conselho busca, dentro das suas competências, a qualificação da assistência psiquiátrica oferecida aos pacientes pelos Centros de Referência de Saúde Mental de Belo Horizonte (CERSAMS), que compõem a rede de assistência do município de Belo Horizonte. Ocorre que, durante fiscalizações, foram detectadas graves irregularidades, que colocam em risco a segurança do paciente e o exercício da medicina de forma ética e técnica.

• O CRM-MG é forte defensor do SUS e do direito que toda a população brasileira tem ao acesso universal do sistema público de saúde, sem qualquer tipo de discriminação. O Conselho exalta o trabalho do SUS, garantia de assistência à saúde para mais de 150 milhões de brasileiros, e que teve sua competência comprovada durante a pandemia de covid-19.

O CRM-MG espera assim, definitivamente ter esclarecido o seu posicionamento com relação às questões acima citadas e reforça que sua atribuição, conforme previsto em Lei, é judicante e fiscalizadora do exercício da medicina, em defesa da boa prática médica e da qualificada assistência à sociedade.

Belo Horizonte, 19 de maio de 2022.