Em reunião plenária, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) recebeu, no dia 23 de junho, a diretoria do CFM para discussão dos temas ensino médico, Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), Revalida e a modernização do sistema conselhal, entre outros.
Para o CRM-MG é importante a manutenção da hierarquia do CFM no sistema conselhal, bem como da autonomia dos Conselhos Regionais para atuação nos respectivos estados. O CRM também entende que o Conselho Federal vem claramente representando os interesses dos médicos e da população brasileira.
Confira abaixo os posicionamentos apresentados pelo CFM:
- Ensino Médico: As escolas médicas que ainda estão sendo abertas foram autorizadas antes da moratória de cinco anos decretada no governo Temer. Para assegurar o exercício qualificado da profissão, defende a prova de proficiência de estudantes de medicina no terceiro e no último ano do curso, e a discussão de critérios também para o fechamento das escolas que não atenderem os requisitos necessários à boa formação médica.
- Saeme: O CFM pretende continuar a implementação do projeto de acreditação transparente e independente das escolas médicas. O objetivo é manter a medicina brasileira no mesmo patamar de referência internacional.
- Revalida: O Conselho Federal continuará a atuar junto aos Conselhos Regionais sempre que se fizer necessário para evitar o registro de médicos sem Revalida. Para o CFM o Revalida é uma prova de dificuldade média, e alunos bem formados não teriam dificuldades em aprovação no exame.
- Modernização do sistema conselhal: O CFM vem investindo fortemente em tecnologia, de forma a modernizar sua estrutura e agilizar todos os procedimentos. Destacou que a agilidade nos processos é um compromisso do CFM com os médicos e com a sociedade.
A reunião plenária foi dirigida pela presidente do CRM-MG, Cibele Alves de Carvalho, acompanhada pelo 1º secretário, Hermann Alexandre V. von Tiesenhausen, com a participação do corpo de conselheiros. A comissão do CFM foi composta pelo presidente, Mauro Luiz Ribeiro; pelo 2º vice-presidente, Alexandre de Menezes Rodrigues; pelo tesoureiro, José Hiran Gallo; pela 2ª secretária, Tatiana Giustina, pela conselheira federal Maria Inês de Miranda Lima e pelo coordenador jurídico, José Alejandro Silva.
Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Inscrições abertas para os cursos da Educação Médica Continuada de fevereiro
Comunicados do CRM-MG
Receita Saúde: uso obrigatório já começou!
Comunicados do CRM-MG
Entenda as regras para o pagamento da anuidade de pessoa física com desconto
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica