Nos dias 5 e 6 de junho, o CRM-MG recebeu a 2ª secretária e coordenadora do Departamento de Educação Médica Continuada do Conselho Regional do Tocantins (CRM-TO), Dra. Maria Fernanda Coelho de Melo, e a chefe do Departamento de Educação Médica Continuada do CRM-TO, Rubianne Cavalcante Borba.
O principal objetivo foi conhecer a estrutura, as boas práticas, rotinas e estratégias do Programa de Educação Médica Continuada do CRM-MG, em atividade há mais de dez anos, para implementar os cursos no Conselho do Tocantins.
Durante a visita, as representantes do CRM-TO foram acompanhadas pelo conselheiro do CRM-MG, Alexandre V. von Tiesenhausen, presidente da Comissão de Educação Médica Continuada e Telemedicina do Conselho, e pela coordenadora do Setor de Educação Médica Continuada, Christiane Gizele Dafinis.
Com o intuito de ampliar o intercâmbio institucional e promover o fortalecimento das boas práticas administrativas e educacionais, a programação também incluiu uma reunião com o presidente do CRM-MG, Dr. Ricardo Hernane Lacerda Gonçalves de Oliveira, e com o superintendente administrativo Lúcio Magno Vieira Andrade, e um tour pelos setores de Compras e Licitações, Recursos Humanos e Registro de Pessoa Física e pelo Departamento da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame).
Programa de referência
Para a Dra. Maria Fernanda Coelho de Melo, a visita consolida a parceira iniciada no ano passado entre os conselhos de Minas e do Tocantins no âmbito da Educação Médica Continuada (EMC). “O CRM-MG tem mais de uma década de experiência em Educação Médica Continuada e, desde 2024, tem sido um excelente parceiro na disseminação de conhecimento sobre o Programa, contribuindo de forma efetiva para a estruturação do nosso Departamento e a implementação dos cursos”, destaca a médica, que assumiu a coordenação da EMC em 2023.
Rubianne Cavalcante Borba, que também é recém-chegada no Departamento, destaca que a visita foi uma excelente oportunidade de benchmarking. “As experiências e informações compartilhadas nestes dois dias serão muito úteis para o aperfeiçoamento dos nossos fluxos e processos internos, principalmente na parte de licitações, que era uma das nossas maiores dificuldades no momento. Além disso, tivemos a oportunidade de visitar outros setores e conhecer, por exemplo, o Sistema Benner, que achei bem interessante”, acrescenta.
A chefe do Departamento também pôde participar da abertura do curso de ATLS – Suporte Avançado de Vida no Trauma, ministrado no último sábado, em Belo Horizonte, como parte do Programa de Educação Médica Continuada do CRM-MG.






Notícias recomendadas
Comunicados do CRM-MG
Curso de Ética em Uberlândia
Comunicados do CRM-MG
Portabilidade das linhas telefônicas nesta terça poderá gerar instabilidade temporária no atendimento telefônico
Comunicados do CRM-MG
Entidades médicas repudiam agressão contra médica em Juiz de Fora
Confira outros artigos
Sala de Imprensa
Setembro Amarelo marca um período importante de conscientização na prevenção ao suicídio.
Sala de Imprensa
Direito médico: conheça 5 direitos garantidos no exercício da medicina.
Sala de Imprensa
Medicina: 4 conquistas para a categoria médica